segunda-feira, 8 de junho de 2009

Thalita é notícia!


Uma menina linda, que tem um sorriso tocante: Thalita Giovanna.

Tudo isso em apenas dois anos e quatro meses...a história dela a faz tão linda quanto a gente pode enxergar. Conheci Thalita na Igreja, a mãe dela, Ana Paula, é uma das animadoras de um Grupo de Oração. Depois dessa reunião, sentei perto delas e aí começamos a conversar..peguei Thalita no colo, porque ela não anda...a comunicação dela é pelo olhar e elo sorriso, porque também não fala.

Discretamente e com delicadeza fui conversando com Ana e perguntando coisas sobre Thalita, a gravidez..e ela respondia a tudo. Chegou um momento que a curiosidade aumentou sobre os problemas de Thalita e aí fiquei com receio de perguntar, mas decide correr o risco:

Eu: Ana Paula como você e seu esposo receberam a notícia sobre os problemas de saúde de Thalita¿

Ana: Monike, olha só..nós ficamos chocados, foi um baque mesmo, mas em nenhum momento eu pensei em tirar ou desistir. Estávamos no sexto mês de gravidez e eu não quis voltar atrás. Mas o que me magoou na época foi ter ouvido do médico: vocês são jovens, podem ter outros filhos..não tenham essa, tirem! Ela vai nascer um monstro e vocês terão vergonha de sair com ela na rua...nossa, aqui foi muito forte!! Em poucos momento da minha jovem carreira de repórter senti um nó na garganta como naquela noite. Juro que me coloquei no lugar dela, poxa é revoltante ouvir um médico dizer isso...mas por outro lado vi numa jovem mãe toda uma garra em defender aquele ser que ela já carregava há seis meses..

O depoimento dela me marcou (como repórter e como ser humano) e eu queira dividir aquele sentimento, aquela história com todo mundo porque não pode ser comum uma coisa dessas...mas eu decidi esperar o momento correto pra fazer uma reportagem com essa família. Tudo isso aconteceu em 2008...daí quando o mês de maio se aproximou lembrei logo delas e resolvi fazer a reportagem sem avisar pra ninguém (editor, chefe, produção)...eu disse apenas que estava fazendo uma pauta sobre o Dia das Mães e depois explicaria..

No primeiro momento Ana ficou com receio e meio tímida, mas é aquela velha questão da persuasão..convencimento com as fontes que nos relacionamos..nossos personagens..tenho aprendido muito e nesses casos agir com humanidade é bem mais importante, claro que sem deixar de ser repórter. Por isso atenção! A gente procura tanto pelas notícias e elas, muitas vezes, estão tão pertinho..como diz um ex-chefe de produção que tive: tudo pode ser notícia, vai depender do contexto. Nossa, fiquei muito feliz com a aceitação deles.

O casal abriu não só a porta de casa, mas do coração e da intimidade deles... Sem mais comentários, gostaria que vocês mesmos assistissem à reportagem que foi exibida no JPB 1ª Edição, no dia 7 de Maio deste ano em homenagem ao Dia das Mães. Quem não conseguir abrir o vídeo, o link está aí, mas vai ser preciso que você siga o passo-a-passo:

Após entrar no site www.paraiba.tv.br , clique no programa JPB1, depois vá no calendário à esquerda do vídeo e use a seta esquerda pra retornar ao mês de maio, depois é só clicar na data e vai abrir todo o telejornal do dia. Então você procura o Vídeo que tem o título: Superação