segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

"Reforma Ortográfica"..pra quê? (desabafo)

Gente me desculpa, mas fugindo do formato do blog (que é falar sobre os bastidores das notícias) hoje vim desafabar como uma recém-formada jornalista:

A gente nasceu, foi pra pré-escola..se alfabetizou..etc..etc..etc...enfim, estudamos a tal da Língua Portuguesa. Pode ser ilusão, mas pelo menos a gente acreditou por um momento da vida (até agora) que 'dominávamos" a própria língua..é amigos internautas ou caros colegas jornalistas, dominávamos...a gente vai ter que estudar e reaprender quase tudo..

Reaprender por exemplo onde pode pôr hífen, onde não..
Onde tem acento agudo, onde não...
Que letras vamos duplicar...inclusive Sílvio Santos que se cuidade em reformar também a tele-sena...(tudo bem que é apenas um nome comercial), mas agora tá errado! O certo é: telessena!!! (e quem não lembra do jingle: é tele, é tele, é tele senaaaaa, eu vou ganhar, na tele sena!)

Sei não, mas acho que sei lá..rsrs..se essa reforma servisse ao menos pra gente escrever como falamos, talvez ficasse mais simples "dominar" aquilo que há de mais vivo e mutante num povo: a língua.

Seria mais simples a gente deixar: idéia, em vez de ideia (como vou lembrar que não tem mais o acento??); vôo agora virou voo e seguem....lingüiça/ linguiça; mal humor/mal-humor; bem estar/bem-estar/ hiper rancaroso/ hiperrancoroso; microônibus/micro-ônibus; semi-árido/semiárido..

Penso que mais confuso que essas palavras aí reformadas, é quando temos que escrever uma plavra em que se pronuncia tal letra, mas se escreve com outra...p.ex: casa, poderia ser caza; xícara/ chícara; humor/umor; táxi/tacsi...

Então, o que vocês acham da tal "Reforma Complico-ortográfica"?

8 comentários:

  1. Pela minha cara no curso vc viu o que achei da reforma né?! =)
    beijooo

    ResponderExcluir
  2. Olá mais uma vez paranbens pelo texto no blog e pelas materias nos telejornais da tv paraiba, sugestão de materias bacia leiteira de pombal, projeto mandala,irrigação e pesca em coremas,superlotação do cemiterio de sousa hehe... ok tchauzinho fuii...

    ResponderExcluir
  3. Monike, amore!

    Teu blog já tá linkado no meu, em "mistão". Parabéns pela iniciativa. É sempre bom, p o jornalista q naum atua ainda, perceber, dessa maneira questionativa, os bastidores de um trabalho de TV. Conte das falas q têm q ser cortadas, explique como é um processo de edição e como o entrevistado mtas vezes se comporta qdo vê a matéria (na maioria das vezes, insatisfeito, pq pensa q vai sair um filme sobre ele... hehehe)... enfim, essas coisas nos interessam sim e vc está no caminho certo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Reforma ortográfica no governo Lula. Que ironia!

    ResponderExcluir
  5. poxa! achei imprecionante o seu desabafo...
    pouucos tem essa capacidade de expressar o que pensa...
    Parabéns!!! ")

    ResponderExcluir
  6. eita nildo, que bela lembrança'... reforma no governo lula... realmente é ironico ou seria irônico? sei lá?!

    ResponderExcluir
  7. Querida Monike, você é genial até nos assuntos polêmicos.

    Eu não sou tão radical em achar que a reforma veio só para complicar. Temos que ver o outro lado da moeda. A globalização tá ai e quanto mas forte for uma língua, mas forte será os paises que a adota.

    A reforma ortográfica da língua portuguesa é resultado de um acordo entre os paises que adotam a língua portuguesa como oficial. Este acordo afeta apenas a língua escrita.

    O novo acordo ortográfico da língua portuguesa entrou em vigor no ano passado (2008) aqui no Brasil, mas a nossa população tem até o fim de 2012 para se adaptar às novas regras. Até lá, não será considerado erro escrever usando ou não as novas regras.

    Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Portugal já ratificaram o acordo, mas nenhum deles tem data marcada para implementar a nova ortografia. Em Portugal existe uma grande polêmica sobre o assunto, muito maior que no Brasil. Os portugueses são muito conservadores.

    Os governos de Timor Leste, Guiné-Bissau, Moçambique e Angola - se dizem interessados em aprovar o acordo, mas ainda não o fizeram.

    A iniciativa do Brasil de ser o primeiro país a colocar em vigor as novas regras ortográficas foi vista como "um impulso" aos demais países pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado.

    Quem desejar, pode encontra o acordo, que não é tão grande, em: http://www.abril.com.br/arquivo/acordo_ortografico.pdf .

    E para colocar mais lenha na fogueira...

    Quem acha que Lula é um alcoólatra, também acha ironia a Lei Seca, mas Lula vende nossa cachaça no exterior. Quem disse que Lula é analfabeto? A inteligência dele é maior que a nossa, mas muito menor que a inveja de muita gente.

    ResponderExcluir
  8. É ISSO AI TAMBÉM NÃO GOSTEI DA ''NOVA LÍNGUA''

    ResponderExcluir